sábado, 20 de fevereiro de 2016

Era Muito Bom Quando Eles Moravam ao Lado!

Era tão bom tê-los por perto. Sempre prontos a nos ajudar, pegar no colo, falar com carinho ou chamar a atenção, mas com o objetivo de educar e com muita ternura sempre ensinavam alguma coisa.  Estou falando dos meus avós paternos. Eles moravam no apartamento ao lado.
Tem algumas coisas que ficaram impregnadas na memória, me lembro até hoje do meu vô Joaquim me ensinando a tomar sopa. Ele ensinava que quando a sopa estava muito quente eu tinha que pegar a sopa da borda do prato, em pequenas quantidades. Faço isso até hoje e penso nele. Outra que é certa, quando o café com leite estava muito quente ele pegava outra caneca e transferia o café  com leite de uma caneca a outra para esfriar, como faz para saber se já está esfriando? Quando começa a espumar. Talvez sejam coisas óbvias  e tão simples mas lembro dele ensinando esses pequenos segredos de sobrevivência para a netas.
Era muito bom quando faltava luz, vovó Cati ia logo pegar uma vela para acender e esse momento era mágico. Aquela sensação de medo pelo escuro e a luz da vela que chegava clareando.
E quando tinha alguma tempestade, com raios e relâmpagos ela nos proibia terminantemente de pegar qualquer objeto metálico, com medo de sermos atingidos por um raio.
Quando chegava a noitinha, depois da janta, a vovó Cati, saia com a gente para dar uma volta na rua. Ela ia dando seus passos lentos e distraídos, olhando as vitrines. Iamos correndo na frente, eu minhas irmãs, para pular marelinha macaca em frente a Sapataria Mister, mais a frente ela encontrava a sua amiga Dona Jacira, que era a esposa do Seu Benvindo do Bar Sport, alí elas conversavam distraidamente e depois voltávamos para casa.  As vezes ela nos levava na Sorveteria Xodó para tomar sorvete, aonde o nosso preferido era o sorvete de flocos.
Bons tempos. Só guardo boas lembranças e muita saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário