domingo, 31 de janeiro de 2016

A Pracinha dos Bichos

Desde pequeninha eu tive atração pela Pracinha dos Bichos. Com a idade de 2 anos, quando ainda mal falava, fugi de casa em direção a pracinha. Foi meu tio Mauricinho que me encontrou por acaso, ele ia passando com seu Jeep quando  viu algumas pessoas perguntando a uma criança quem ela era e tudo que ela falava era "pipi", em referência aos pássaros da pracinha, ele parou para ver o que estava acontecendo. Quando me viu, deu aquela gargalhada , me pegou no colo e levou para casa.
A pracinha dos bichos era o nosso paraíso.  Bastante arborizada e jardins sempre cuidados, tinha uma quadra e dividia o espaço com o Jardim de Infância Menino Jesus.  A principal atração era  um mini zoológico com exemplares da Mata Atlântica: jacaré, macaco, cobra, capivara, preá,tucano, papagaio, arara e outras aves. Mas tinha também a parte dos brinquedos com balanços, gaiola, trapézio, gangorra que fazia a alegria geral da petizada. Quando a gente queria balançar e todos os balanços estavam ocupados, a gente se encostava no suporte do balanço e esperava a vez.
O grande medo da minha mãe, lá na pracinha, era o lago.  Ela tinha medo de afogamento.  Lá tinha um lago, com muitos peixes, que circundava uma pequena ilha a qual se tinha acesso por duas pequenas pontes. Com muito custo , depois de pedirmos muito  ela finalmente permitia que fossemos brincar na pracinha, com a promessa de não ir próximo ao lago. Foi numa dessas idas que surgiu uma brincadeira "deixa eu te segurar senão você cai".  A brincadeira era que alguém se aproximava de você, quando estivesse perto do lago, então abruptamente empurrava e segurava dizendo " deixa eu te segurar senão você cai". Foi numa dessas que Alvina, minha prima, fez isso comigo,  e eu no ímpeto da reação realmente a derrubei dentro do lago. Foi aquele Deus nos acuda  para tirar ela lá de dentro, e todo mundo ficou espantado com o meu feito pois, eu era a menor da turma e Alvina já era bem grande e esperta. Mas, com isso descobrimos que o lago não era tão fundo quanto mamãe pensava.

Nesta foto pode-se ver o lago e com  bastante cuidado vê-se as pontes.
Foto extraída do Memorex Linhares

Ao longo dos anos a nossa pracinha foi sendo abandonada os prefeitos ja não cuidavam mais da pracinha, até que um dia um prefeito teve a "brilhante" idéia de murar a nossa Pracinha, foi a cartada final para a sua decadência. Foi demolido também o Jardim de Infância e no seu lugar construídos módulos, nada bucólicos que depois de anos abandonados e sem função serviram para abrigar o fórum de Linhares. Hoje pelo menos esta renovada e remodelada, numa tentativa de busca do passado perdido e seu nome é "Praca 22 de Agosto".
Mas eu sei dentro do meu coração, que, aquela pracinha não existe mais no mundo real. Ela só existe no imaginário de quem viveu em Linhares nas décadas de 60 e 70 e reconhece nestas linhas a "Pracinha dos Bichos" da qual eu estou falando.
Nossa história começa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário