quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

As Filhas do Seu Guimarães

Eu e minhas irmãs brincávamos muito com elas, quando elas não estavam lá em casa, éramos nós que estávamos na casa delas. Algumas delas, mais velhas,  já começavam a fazer faculdade, as menores como a gente só queriam brincar.
Todo mundo de caneta e papel na mão brincávamos de escrever os nome de cidades, países, carros e profissões que começavam por uma certa letra. Assim passávamos o tempo. Lá no fundo do prédio deles tinha um tanque enorme, que na minha imaginação parecia mais uma piscina.
De vez em quando a irmã de Gueti mandava ela ir fazer compras lá no Gobbi, é claro que eu ia junto. Nunca esqueci umas balas de amendoim que compramos lá. Duras de roer, mas uma delícia!
 Nesse tempo já estudávamos no Castelo Branco, eu sempre via Margareth chegando com a Netinha da escola elas estudavam de manhã, então quando elas chegavam era eu que estava indo.
Nos fins de semana elas vinham lá em casa e a gente brincava no quintal, subia em árvore, fazia cozinhado, pulava corda, pulava elástico. Ah! brincar de elástico... era super na moda na época. E como era bom! Vai-e-Vem, também estava muito na moda era uma jeringonça difícil de explicar, vou ver se acho uma foto para postar.
Eis aqui o Vai-e-Vem foto vcbela.com

A gueti tinha um cachorro o nome dele era Dog. Eu morria de medo, mas ele era muito brincalhão, ficava pulando em cima de mim, e Gueti tentando botar ordem mandava Dog parar. 
Gueti e Netinha estavam sempre juntas.  A Netinha era uma crianca especial, a Gueti tomava conta dela muito bem, ela era muito afetiva e participativa, não ficava fora de nenhuma brincadeira. Sempre bem cuidada e bem penteada de maria-chiquinha.
Lá em casa tinha muitas festas de aniversário, principalmente os do meu irmão Fabinho. Elas eram sempre convidadas e fazíamos muitos concursos de dança. Ah tempo bom!
Quando papai comprou o bugue, eu e a Gueti tivemos um acidente.  Esse eu não lembrava, por isso não mencionei quando escrevi O Mini-Bugue, foi a Gueti que me refrescou a memória.Ela me contou que foi guiar o bugue, eu sentada ao lado, como ela nao sabia dirigir, perdeu a direção e bateu com o bugue contra uma caixa d'água. Ninguém se machucou e alguns pequenos estragos no bugue, nada grave pois, este ainda não foi o fim do bugue, andamos muito ainda depois desse pequeno acidente antes do seu fim definitivo.
Brincávamos de skate e patins na calçada do Banestes. Vinha criança de tudo quanto era lugar pois aquela calçada era boa para andar de patins.
Quando terminamos o primário a Gueti foi estudar no Afrânio Peixoto e eu fui para o Polivalente I. Mas foi bom pois a turma de colegas minhas também foi para o Afrânio então a Gueti passou a conhecer minhas colegas do primário. No fim todo mundo conhecia todo mundo. O pai da Gueti tinha um escritório embaixo do prédio, então a gente ia para lá tirar onda de importante telefonando para as amigas, Ivana era uma delas, para chamar para vir brincar com a gente. Não esqueço uma vez que eu e Gueti fomos pra casa da Ivana, ela tinha ganhado um disco do Bee Gees, ficávamos na sala escutando aquelas música e sonhando, sem se dar conta que estávamos ficando adolescentes.
Pessoas de bom coração, não esqueço uma vez que precisamos de socorro, pois Jack havia caído da cama a noite se machucando, papai estava viajando e mamãe havia sofrido um acidente e estava impossibilitada de dirigir, uma das irmãs de gueti foi que nos socorreu para levar  Jack para o hospital. Extremamente educada voltou a tarde para nos visitar e ver se estava tudo bem.
Como todos vizinhos que ao longo dos anos se foram embora por diversas razões,  chegou a vez da Família Guimarães ir embora de Linhares, em 1981. Deixaram muitas saudades. Foram-se embora para o Pará. Eu e a Gueti chegamos a trocar algumas cartas, mas o tempo passou e as correspondências foram rareando até perdermos contato totalmente. Hoje após 35 anos nos reencontramos pela internet. E como é bom recordar e viver esses momentos inesquecíveis da nossa infância! Adorei ter notícias de Gueti , minha querida amiga de infância.
Veja esse vídeo. Era assim que pulavamos o elástico:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário