segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Os Cinemas


Se existia um cinema novo , e por que existiu um cinema velho. Certo?
Exato. Era assim que os cinemas de Linhares eram definidos. O cinema novo e o cinema velho. E ainda por cima eram quase em frente um do outro. O pobre do cinema velho, conhecido também pelo vulgo poeirinha, nos áureos tempos era o Cine Teatro Elda. Era o cinema que a minha mãe ia quando era criança nos anos 50. Mas enfim os tempos passaram e no meu tempo de criança, anos 70, frequentávamos o cinema novo, cujo nome correto era Cine Delourdes. Adorava ver a cortina vermelha abrindo e fechando, era mágico. E o famoso jornal , Canal 100, antes do filme sempre falando da copa do mundo de 70, o nosso grande feito e mostrando os gols de Pelé.
Foi neste cinema que passaram os filmes que marcaram as nossas vidas: Se meu fusca falasse, 007, Meus filhos seus filhos e nossos filhos, Dio come ti amo , Os Trapalhões, Mazaroppi, os faroestes , O Exorcista( eu nunca assiti), Os embalos de sábado a noite, Grease e muitos outros.
Por falar no Dio come ti amo , lembro que teve uma mega promoção do sabão OMO. Você ia assistir o filme e ganhava uma caixa do sabão OMO. A minha irmã matava aula de inglês no Yázigi para assistir esse filme. O que ela fazia com o sabão só Deus sabe.
Uma vez saimos do cinema, meu pai veio nos buscar. Todo mundo entrou no carro, aquela turma de primas. Então ele perguntou:
- Cadê Jacqueline?
Nós todas nos olhamos com uma grande interrogação. Ninguém sabia. Papai correu de volta no cinema pediu o seu Joaninho para abrir pois já estava fechando. Quando chegou lá dentro Jack estava dormindo. Foi um grande susto!
Outra ocasião quando saimos do cinema novo depois do filme de Cristo, resolvemos passar lá na rua Boa Vista. Estávamos eu e Jack. Quando chegamos Vander e Marcos Vinícius estavam tendo uma briga com outro garoto. Quando pensa que não , recebi uma pedrada na testa , arremessada pelo tal menino. Fiquei toda ensanguentada. Chorando, gritando e aquele desespero. A briga acabou na hora pois o menino foi embora morrendo de medo.
O cine Elda fez uma grande reforma passando a exibir grandes filmes, assistí lá Os trapalhões e as minas do rei Salomão nas férias de julho.
Quando surgiu o filme do King Kong , foi inaugurado um cinema na rua da Conceição, o Cine Waleska que lançou o filme. Mas, quando fomos assistir era a primeira versão, em preto e branco. Que decepção! Ví muita gente saindo aborrecida do cinema.
Mais tarde surgiu o Cine Palácio, no fim do Anos 70. Nesse tempo todos os outros já tinham entrado em decadência .  Era um caminho sem volta.
hoje passando pela ruas de Linhares, os nossos cinemas viraram lojas e  mal podemos perceber aonde eram as salas de cinemas que nos contaram tantas estórias.




Cine Delourdes, anos 70 . Fonte Facebook Memorex Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário