quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Primeiro de Ano


As festas de ano novo, para mim quando pequena não representavam grande coisa. A Páscoa e o Natal eram mais importantes pois a família se reunia, no ano novo geralmente era cada um pro seu lado. Com o verão batendo na porta cada um ia procurar uma beira de mar pra ficar, ou uma beira de lagoa pra se refrescar do calor. No dia primeiro de ano, não se encontrava viva alma nas ruas de Linhares. Creio que seja assim até hoje no " país de Linhares" , era assim que a vovó Aracy se referia a Linhares, outra expressão muito utilizada na familia.
Eu ainda tinha 9 anos, poucos dias para os 10, contava nos dedos para o dia do meu aniversário.Nesse dia acordei cedo, peguei a bicicleta de Dri e fui dar uma  volta. Sentia o vento batendo em meu rosto, o sol quente, mas ainda sentia a brisa fresca pois era cedo. Dei a volta no quarteirão, fui na pracinha dos bichos, não tinha ninguém, parecia uma cidade abandonada eu estava sozinha alí naquelas ruas do "país de Linhares".  Mas ao mesmo tempo que eu estava só, eu tinha uma grande satisfação dentro de mim, eu estava feliz pois era o começo de mais um ano , muitas coisas boas a vir, o verão na praia, os banhos nas lagoas, meu aniversário tão próximo e a vida!  Quer razão melhor para estar feliz?
Voltando da pracinha dei uma pedalada forte na bicicleta para ganhar velocidade e sentir o vento mais forte em meu rosto , cabelos ao vento. Chegando a esquina do Banestes, dei uma freada e a bicicleta deu uma rabeada, montei a beirada da calçada com uma guinada e dei uma parada brusca aonde tinha uns degraus de mármore, fiquei ali parada olhando , a rua vazia , ouvindo o silêncio , sentindo o sol  e a  brisa que batiam contra o meu rosto.  Era o meu encontro com a paz!  Então eu disse para mim mesma:

- Quero lembrar deste dia para sempre!

Eu queria guardar aquele momento de plenitude na memória, queria guardar pra sempre dentro de mim, o dia 1º de janeiro de 1976.
Feliz Ano Novo!
Apesar de ter ficado na memória,  quis expressar este momento através deste desenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário