terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Casa Lopes

Por volta de 1945, meus avós paternos vieram se estabelecer em Linhares. Ele Joaquim Lopes Louzada, originário de Tombos de Carangolas, Minas Gerais mas já estabelecido na cidade de João Neiva há alguns anos.Ela Clothildes Curto, originária de Pendanga, filha de italiano legítimo. 
Casaram-se e viveram em João Neiva, tiveram três filhos. Jair, Neide( falecida ainda bebê) e Eldon. Enfim resolveram buscar novos rumos e estabeleceram-se em Linhares fundando a Casa Lopes.
A primeira Casa Lopes situava-se na esquina da rua Soeiro Banhos com a rua da Conceição, em frente a Casa Progresso.
Seu Joaquim era alfaiate, em sua loja praticava o seu ofício e vendia tecidos e roupas de cama em geral. Dona Clothildes era também costureira e bordadeira.
Os tempos eram difíceis não havia agua encanada. Os moradores tinham que buscar água no rio Pequeno, no porto das Pedras.
Os anos passaram, meu avô era um comerciante de visão.Percebendo que Linhares estava crescendo e o comércio saindo da rua da Conceicao , comprou um terreno na Av. Joao Felipe Calmon, para aonde levou a Casa Lopes, em meados dos anos 50. Nesta época os filhos já estavam grandes, então expandiu o comércio. 
A nova loja eram duas grandes portas, de um lado Seu Joaquim e Dona Clothildes continuavam com a loja de tecidos, cobertores, roupas, forrava-se botões, vendia-se linhas e agulhas e a outra porta era meu pai com material de construção e venda de gás de cozinha, fazia-se também conserto de bicicletas.
Assim nós crescemos, eu e minhas irmãs, entre as linhas de retrós e os carretéis, botões,prateleiras de tecidos e cobertores Parahyba da Casa Lopes, sempre por perto dentro da loja ou no quintal, que era atrás. Naquele tempo  essa era a rua principal de Linhares. Todo mundo que chegava em Linhares pela ponte Getúlio Vargas passava em frente a Casa Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário