quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Os freguêses da Casa Lopes


Vinha gente de tudo quanto era lugar, das Peróbas, dos Comboios,de Bananal, Córrego d'agua, Povoação, Regência.Todo aquela gente da zona rural passava pela Casa Lopes.
Dona Clothildes tinha um talento especial para o bordado, vivia sempre atarefada com alguma encomenda.
Uma grande freguesa e amiga de vovó era a Dona Filhinha das Peróbas.Mulher fina e educada. Tinha uma voz rouca, era alta e morena. Vinha sempre com sua filha Keila que era amiga da minha irmã Jacqueline.
Outro freguês e grande amigo de vovô que vinha de sua fazenda lá do Rio do Norte, era o Seu Deleumo. Era um homem grande, alto e forte. Parecia de origem alemã de tão grande. Sempre chegava com seu caminhão  lotado de sacos de laranja seleta, eram as melhores.
Tinha uma freguesa que vinha lá do interior dos cafundós, sempre bem vestida e maquiada com ruge e baton,cheia de colares e pulseiras, sempre proclamava um certo ditado que diz "quem não se ajeita, por sí se enjeita".
Seu Joaquim estava sempre atarefado na loja e sempre a espera de um certo amigo Tibúrcio. Conversando com minha mãe, perguntei quem era esse tal de Tibúrcio afinal, pois  eu nunca o vi. Aí ela me disse que Tibúrcio era o nome que ele dava a não importa quem, qualquer um que chegasse na loja podia ser o amigo Tibúrcio.
Mas de todos os fregueses da Casa Lopes, o inesquecível e mais temido de todos, para mim e acho que também para as minhas irmãs era o Chico Boneco. Só de ouvir esse nome já dava desespero...
Na verdade esse homem era apenas um fazendeiro inofensivo ,que vinha das bandas de Povoação, de pele escura e bem lustrada parecia que tinha sido feito de cêra, daí o apelido Chico Boneco.Bem vestido com uma jaqueta de couro preto e um chapéu, tentava se aproximar da gente dizendo que tinha umas balas no bolso. Mas nós não nos aproximávamos dele por nada, aliás, quando ele chegava na porta da Casa Lopes a gente já estava se escondendo, seja embaixo das prateleiras cheias de poeira ou atrás da porta, aonde a mais corajosa conseguia olhar de espreita, mas essa não era eu pois eu tinha um medo dele de me pelar.
Assim era o movimento da loja. Assim era a Casa Lopes. Um lugar aonde todos passavam e parecia que ali tudo acontecia.

Foto: Seu Joaquim e Dona Clotildes fundadores da Casa Lopes. Nesta foto com seu filho mais velho Jair Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário