quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A Rua da Conceição


Minha mãe, Dona Naiah nasceu, cresceu e viveu na rua Boa Vista , a rua paralela à rua da Conceição, até quando ela se casou na década de 60.
 Nos tempos de sua infância, ou seja, no fim dos anos 40 e início dos 50, era a rua da Conceição a rua mais movimentada de Linhares.
Alí estavam estabelecidas as casas comerciais de Linhares.
A Casa Progresso de Sr. João Gama, que era comércio de tecidos e em frente era a Casa Lopes do mesmo ramo, do outro lado da rua a venda do Seu Carlos, o português com secos e molhados, atrás da loja do Seu Carlos morava Dona Joana Lempé,mais a frente a pensão da Dona Isaura e em frente a Sapataria do Seu Menininho, ao lado da sapataria a farmácia do João Alemão, temido pelas crianças pois era ele que dava injeções e muitas outras residências e casas comerciais.
A vocação desta rua para o comércio se explica pelo fato de que a entrada de Linhares era feita pelo Porto das Pedras, aonde chegavam os vapores na ladeira abaixo da rua Boa Vista, no tempo em que não existia a ponte.
A Dona Aracy, mãe da minha mãe era uma pessoa muito geniosa e exigente, ela não saia de casa para fazer as compras dos alimentos. Ela mandava,sua filha, a Naiazinha buscar as amostras de feijão, arroz e carne sêca para que ela visse se era de boa qualidade e passar também os preços , aí então depois de passado pelo controle de qualidade ela mandava a Naiazinha comprar os alimentos. Quando a menina Naiah dobrava a esquina pela segunda vez os donos das lojas sabiam que ela estava vindo para comprar aí começavam a brigar entre eles pois cada um queria que ela entrasse na sua loja.
Deste núcleo comercial surgiram grandes amizades, o Seu Carlos Sôlha, o português tinha três filhos, Ulisses, Clarice e Marília, todos foram grandes amigo do Seu Joaquim e Dona Clothildes donos da Casa Lopes, papai tinha grande amizade com Clarice que foi a madrinha de minha irmã Adriana. Minha avó era amicíssima de Dona Joana Lempé, lembro-me de ter brincado muito com os netos dela na infância , e mais tarde quando mudamos para Vitória  reatamos a amizade de novo na adolescência com a Leandra uma de suas netas. Papai também foi amigo de juventude dos filhos do João Gama da Casa Progresso. E minha mãe, a filha compradora da Dona Aracy casou-se com o filho do Seu Joaquim da Casa Lopes.
E assim era a rua da Conceição, uma mistura de casas, lojas ,pessoas, amizades, afinidades e famílias.

Foto:A rua da Conceição, 1950
Fonte: Facebook Memorex Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário