domingo, 20 de dezembro de 2015

Povoação


Quando eu era bem pequena, mas bem pequena mesmo, isso antes dos cinco anos, nós passávamos as férias em Povoação. Por isso as minhas memórias deste lugar são mais curtas. Do pouco que eu me lembro é que mamãe tinha um fusca e papai uma caminhonete verde era assim que chegávamos lá por uma estrada de chão que parecia uma eternidade para chegar.
Mamãe era muito ligada aos seus primos Ary, Acy e Arildo que iam muito para lá, era lá que em Povoação que os Paiva se encontravam.
Era sempre depois do Natal que partíamos , casa alugada, passávamos o mês de janeiro à beira do mar. Lembro de mim brincando na varanda com um presente que ganhei no Natal era um cavalinho chamado Pinote,que a medida que ia pondo as coisas em cima ele ia ficando pesado e finalmente ele dava um pinote derrubando tudo.
A gente catava muito coquinho na praia. O coquinho era um arbusto com um cacho cheio de pequenos coquinhos que era doce, uma delícia, sabor de infância e gostávamos também de catar olho-de-boi para brincar. O olho-de-boi era uma semente redonda e relativamente grande que tinha um risco divisor ao meio esfregavamos na mão a parte riscada da semente e esta ficava bem quente.
Lembro também de vovó Aracy e tia Alcy chegando para o fim de semana. As duas muito satisfeitas falavam para mamãe:

- Naiazinha, conseguimos uma ponga!

Ponga,para quem não conhece o termo, é aquilo que chamamos de carona hoje em dia.
Não sei por que paramos de ir para Povoação? Existem alguns elementos que influenciaram: numa ocasião minha avó estava tomando banho de mar e caiu com a onda se machucando, outro foi que Ary faleceu num acidente de carro, depois de sua morte os primos acabaram se afastando e outro elemento talvez o mais provável é que mamãe estava grávida de meu irmão, e como o mar em povoação era muito bravo foi influenciada por tia Irene a passar as férias em Conceição da Barra aonde o mar era mais calmo para as crianças.
E foi assim que deixamos de ir a Povoação. Se fui lá alguma vez depois disso , não me lembro. E olha, isso já faz mais de quarenta anos.

O coquinho e olho-de-boi

Nenhum comentário:

Postar um comentário