terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A devoradora de livros

Sempre quis aprender a ler. Eu tinha uma curiosidade muito grande para saber o que as letras ensinavam então aprender a ler foi uma das coisas mais fantásticas que me aconteceram na vida. A leitura abriu a porta do mundo para mim e lá em casa a porta do mundo ficava no quarto da empregada. É que la tinha um guarda-roupa cuja metade era da empregada e a outra metade era aonde ficavam os livros. Eu passava horas  a vasculhar aquele pequeno espaço e ali eu viajava. Numa prateleira ficavam os livros infantis. A coleção O mundo da criança, livros de capa dura e vermelha, era  a minha favorita. Mas, tinham também muitos outros, muitos livros de poesias, de fábulas , dicionários  diversos, contos de fadas, mitologia grega, histórias  verídicas, revistas em quadrinhos, hinos brasileiros, contos bíblicos, história da arte e música, havia também uma colecão de capa verde que ensinava gramáticas,verbos e tudo sobre a língua portuguesa, estes foram muito úteis nos anos escolares. Mais embaixo ficavam as coleções de discos de papai, discos já antigos e fora de moda , mas que eu adorava escutar: a Banda do Canecão, Bill Halley e seus Cometas, a Onda do Iê-Iê-Iê e muitos outros, mais abaixo ainda já próximo ao chāo ficava a coleção de estampas Eucalol. As estampas eram magníficas pois traziam uma figura e atrás um texto explicativo falava-se de tudo nestas estampas, de roupas, soldados, mitos , piadas, bandeiras, História e Geografia e muitas outras coisas. Sem falar da coleção Seleções Reader's Digest, que eu devorava uma estória após outra.  De vez em quando aparecia uma fotonovela perdida, que alguma vizinha emprestava, não deixava passar nada, lia tudo que passasse na minha frente. Não salvava nem bula de remédio, lia também, adorava!
Uma vez meu pai foi a Bahia visitar grandes amigos Clarice, Marília e Ulisses Sôlha. Eles eram donos de uma loja de revistas e mandaram para nós, eu e minhas irmãs uma caixa cheia de revistas
em quadrinhos, nesta caixa tinha de tudo: Popeye, Bolota, Brotoeja, Tininha, Hans e Fritz,Luluzinha,Riquinho, Recruta Zero e muitos outros.
Outro lugar que eu adorava era o guarda -roupa do meu primo José Eupídio,era cheio de revistinhas: Tio Patinhas, Mickey, Turma da Mônica, Zorro,Fantasma, Mandrake, Capitão América,Pato Donald e etc... Eu ficava lendo bem escondida, quase dentro do guarda-roupas, para não ser importunada.
Frequentadora assídua da loja de revistas que ficava ao lado da Skip's quando passava lá para comprar uma revistinha não conseguia chegar em casa para começar, já começava a leitura no caminho. Podia ser andando , subindo ou descendo a ladeira eu não largava o meu gibi por nada. Eu era capaz de ler e olhar a rua ao mesmo tempo para não cair. Vânia , minha prima sempre falava:

- Meu Deus!  Como é que pode? Essa menina anda lendo sem cair. Não sei como não bate a cara no poste.

E assim eu era.  Uma devoradora de revistas e livros. Sempre em busca de um outro lugar, que pudesse existir além das letras, das figuras e dos livros. Sempre em busca de um mundo, uma estória ou novidade que viesse de outros lugares.





Fonte fotos: internet sites diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário