quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Dona Aracy em Bariloche



"Como esse povo argentino é educado!"
 Foto: Breakawaytravellers.com 

A vovó gostava muito de viajar, acho que puxei a ela. Foi então que em 1978, a sua filha Iracema comprou um pacote de viagem para a Argentina. Iam os três, o tio Heliomar , a titia e a Raquel e resolveram fazer esse agrado a Dona Aracy. Ela foi também. A viagem era de ônibus. Saindo de Vitória , cerca de 20 dias de viagem, visitando  todo o sul do Brasil destino final Bariloche, Argentina. E lá foi ela de leque em punho.
A grande estória dessa viagem aconteceu exatamente em Bariloche.
Ela estava muita satisfeita conhecendo um país diferente do Brasil. Foi quando resolveram fazer um passeio numa das montanhas. As pessoas subiam nas cadeiras teleféricas uma a uma. Segundo o seu relato todo mundo foi sentando e subindo e ela acabou ficando por último.

-  Foi todo mundo sentando, passando na frente. Eu fiquei pra trás. A última a subir. Ninguém cedeu a vez pra mim uma pobre senhora... Mas deixa pra lá. Deeeeeixa...

Finalmente então chegou a sua vez, ela sentou e, não sei por qual razão a barra de segurança não foi colocada. Aquela cadeira foi subindo, subindo e subindo... Foi quando ela percebeu aquele monte de gente acenando para ela. Então ela pensou:

-  Como esse povo argentino é educado! Todo mundo acenando por onde eu passo.  Tenho que acenar de volta para mostrar que sou educada também.

E lá vai a pobre da vovó , morro acima sem barra de segurança e acenando para todos.

Quando ela chegou no topo foi que descobriram que ela subiu toda a montanha sem a tal barra e que as pessoas estavam acenando para advertí-la do perigo. Então ela contava pra gente naquele tom jocoso:

-  Escapei de morrer em Bariloche. Acho que se eu tivesse caído lá de cima, eles não iam nem dar falta de mim. Eles iam ver uma coisa rolando morro abaixo e nem iam perceber que era eu iam pensar que era uma pedra ou uma coisa qualquer... Mas Deixa...Deeeixa ... Só não morri por que não era meu dia.

E se abanava com o seu leque dando um suspiro profundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário