quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Os Nossos Brinquedos

Quantas boas lembranças tenho dos nossos brinquedos. Na verdade cada uma tinha os seus, mas no fim das contas brincávamos juntas então o amor pelos brinquedos era o mesmo.
Quando era bem pequenininha, tínhamos um topo gigio, não sei a qual de nos pertencia, só sei que era amado por todas nós.
Nosso Topo Gigio era igualzinho a este aqui

Adriana tinha uma boneca Suzi.   Linda,  linda, linda!   Ela tinha os cabelos longos,  Um vestido rosa com a parte da saia em sianinha branca, um cinto de fivela grande super fashion.
Achei esta Suzi na Internet,  não faz jus à beleza da verdadeira, porém o vestido da foto embora seja verde é igualzinho ao da Suzi da Dri
 Jack tinha uma boneca bebê que tinha uma toca branca em plástico rigido. O que era legal nessa boneca é que podíamos virar o rosto dela para dentro da toca então a parte que vinha para frente tinha  outra expressão, podia ser de riso ou choro. Essa boneca era disputada.

Procurei na Internet e descobri que o nome dela é Fiteira:

No tempo em que eu ainda não era nascida as meninas ganharam umas bonecas conhecidas como Dorminhoca, eram umas bonecas para se colocar de enfeite sobre as camas,  era uma rosa de Adriana e uma azul de Jacqueline, tenho lembrança dessas bonecas,  porém não sei por que essas bonecas sumiram do cenário  lá de casa.

 Assim  também foram com as Bijus  eram umas bonequinhas lindas , pequenas como um bebezinho, desapareceram... para onde foram?  Acreditávamos piamente que estavam  todas escondidas no alto do guarda-roupas. Vivíamos a desenvolver planos para alcançar o alto e enfim  resgatar as bonecas. Outra teoria era que vovó Cati havia escondido. Ela tinha o costume de guardar tudo para conservar. Então quando íamos na  casa dela vivíamos a espionar dentro dos seus guardados, mas nada das bonecas. Nunca as encontramos  de novo. Ficaram na memória apenas.
Adriana sempre foi  muito cuidadosa com os seus brinquedos, ela teve a boneca Lalá e lulú e o boneco Manequinho que faz pipi. Chegamos até a fazer um  aniversário para ele com bolo e tudo. Esse boneco existe até hoje na casa de mamãe. Eu nunca tive um manequinho,  mas em compensação eu tive um  Jupidélio.
Manequinho e Lalá e Lulú abaixo


Pois então,  esse boneco Jupidélio era um boneco muito parecido com o manequinho. Ele pertenceu a minha prima Idris, que moravam lá em Vila Velha e toda vez que eu ia pra lá o Jupidélio era meu. O  meu sonho era trazer o Jupidélio para Linhares mas, ele ficou por lá mesmo. Tia Iracilda se deleitava  me contando a estória do nome dele. Quando a Idris o ganhou de Natal ficou muito orgulhosa de seu presente, parecia um bebê de verdade, ela o apresentava às amigas como Paulo, e titia ficava só espreitando a conversa, muito crítica que era, ela saia com a piada, e dizia:

-  Que Paulo, que nada! O nome dele é Jupidélio!

E assim foi contra o gosto da pobre Idris que ele foi batizado.

Voltando pra Linhares, a tia Dalila tinha um quebra-cabeça
 que também só brincávamos quando estávamos com ela. Era uns cubos grandes, que quando juntos formavam uma figura, cada lado do cubo formava figuras diferentes.
Mais tarde tive um brinquedo que eu amava, e minhas colegas de colégio iam muito lá em casa para brincar ou eu levava para a casa delas também.  Foi um brinquedo que meus pais me deram uma vez que fui a Colatina com eles. Eu devia ter uns 8 anos. Eram umas forminhas de rostos para fazer esculturas de gesso e depois pintar. Misturava-se o gesso na água,  colocava-se nas forminhas,  esperava-se secar, essa era a parte mais difícil ninguém queria espera secar... E depois pintar os rostos. Quando ficavam prontos eram lindos rostinhos, tinha um que me lembro bem era o favorito de todos, era o rosto de uma japonesinha.
Lá na Estrelinha vendia-se uma bonequinha em miniatura que fazia sucesso. Era uma bonequinha bem miúda que tinha os braços,  pernas e cabeça  móveis.  Era vendida sem roupa. A gente que pegava uns pedacinhos de pano para fazer roupas para as bonequinhas.



Essas são minhas lembranças dos nossos brinquedos com as meninas, pelo menos os mais marcantes. Quanta Saudade! 
*Todas as fotos mostradas são de busca na Internet.  A única coisa que tenho desses brinquedos é a lembrança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário