segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Um passeio no rio Doce

Em 1978, fizemos um passeio pelo rio Doce.
Eu tinha um tio que era um desbravador,  Marísio  Paiva Fernandes. Ele foi criado , assim como minha mãe, Naiah Paiva Fernandes, e todos os seus demais irmãos nas margens do rio Pequeno, na desembocadura para o rio Doce. Eles conheciam tudo isso como a palma da mão.
Bom, eu no "alto" dos meus 11 ou 12 anos não conhecia muito bem a geografia de Linhares, mas o meu querido tio e padrinho sem saber me deu a mais bela lição de geografia da minha vida. 
Fizemos um grande passeio de barco. 
O barco foi nos apanhar no rio Doce. Quando falo nós refiro-me à criançada , éramos tantos primos e primas... Bem, então entramos no Milagre, sim o nome do barco era Milagre. Então fomos. Atravessamos  o rio Doce, atingimos o rio Pequeno entramos pela lagoa Juparanã e atingimos a praia de Atahualpa, naquele tempo ainda não era conhecida como Minotauro. Foi aí que eu entendi como os rios e as lagoas se entreligavam, minha lição de geografia. Que imensidão d'água, que beleza! E a brisa fresca em nossos rostos infantis.Chegamos lá cantando "Glória, glória aleluia"guiados pelo Capitão Marísio para um belo dia de domingo em família, pois outra parte do grupo foi de carro e já estavam nos esperando com a brasa quente para o churrasco na beira da lagoa.
Boas lembranças de um tempo...
Meu tio já se foi. Nunca tive a oportunidade de lhe agradecer por este passeio inesquecível no Milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário