segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Jardim de Infância Menino Jesus

Para quem não sabe, no local aonde hoje é a pracinha  Vinte e Dois de Agosto , em Linhares, no passado ela era conhecida como a pracinha dos bichos e no terreno enorme que ela ocupava coexistia um jardim de infância.  O Jardim de Infância Menino Jesus.
Este jardim ficava na esquina da rua da Conceição com a rua Professor Jones e foi a minha primeira escola.
Lembro muito bem da minha mãe me explicando que eu ia para o jardim, então ela me mostrou uma merendeira, tudo de plástico, nada térmico como os dias de hoje. O uniforme era uma gracinha uma blusinha rosa com o bolsinho bordado "JIMF" ,bordado feito à máquina,pela minha avó Clothildes,a sainha azul plissada e sapatinho preto de verniz, para os meninos uma bermudinha também azul. Então em 1972 eu estava pronta para ir à escola pela primeira vez.
A escolinha tinha um prédio principal, aonde funcionava a diretoria e dois pavilhões abertos e cobertos  aonde eram as nossas classes, eles ficavam em oposição de modo que o espaço no meio era livre e aonde passávamos os nossos recreios. A escola não era longe de casa, então mamãe me ensinou a ir e voltar sozinha.
Antes de  entrar na classe nós formávamos filas duplas. Cantávamos uma canção e seguíamos para a classe.
A minha primeira professora se chamava Dona Consenir. Que mulher bondosa! Era um anjo. Agradeço a Deus por tê-la tido no início da minha vida escolar.
Entre os meus coleguinhas de escola lembro de Katinha, que era minha vizinha e foi minha primeira amiga da vida. Nunca esquecí dela! Íamos juntas para a escola, mas não estudávamos na mesma classe, a professora dela era a Dona Jolinda.  Outro coleguinha  que me lembro era de Arlindo, ele era filho da Dona Consenir, estudei com ele ao longo do primário, grande companheiro. Outros me lembro vagamente.  Lembro de uma vez na fila quando Vaninho gritava , dizendo que estava com dor na goela, para sua irmã que estava aguardando a turma entrar para depois ir embora, acho que ele não queria ficar na escola. Engraçado foi que nessa cena a irmã do Vaninho deixou escapar um lenço da mão e quando ela foi pegar ao chão ela o fez tão graciosamente, e eu achei tão bonito que eu passei muito tempo querendo imitar  o ato sem sucesso, coisa de criança.
Na escola aprendíamos a escrever, a cantar, a obedecer e respeitar.
No tempo de festa junina era muito bom, a gente dançava quadrilha e tinha pescaria que era amelhor coisa  da festa.  Nas  paradas de 7 de setembro, os desfiles eram artísticos com carros alegóricos, rainha do cacau, muitas bandeirinhas e fitas cor verde e amarelo. Íamos impecáveis para o desfile. Foi nesse ano que desfilei de bicicleta, com rodinha, pois ainda não tinha equilíbrio, experiência não muito agradável pois não sabia andar na bicicleta e a rua de paralelepípedo não ajudava em nada.
No fundo da escola não tinha muro era um cercado igual a uma rede. Então me lembro uma vez, que eu estava na hora do recreio e minha prima Beatriz apareceu na pracinha do outro lado do cercado e fizemos um grande bolo de areia eu no lado da escola e ela no lado da pracinha. Quando me dei por conta o recreio já tinha acabado, estava todo mundo na classe e eu estava ali com Beatriz construindo o maior bolo de areia das nossas vidas , eu estava cheia de areia da cabeça aos pés, então batí a areia da roupa limpei as mãos, esfregando uma contra a outra, e voltei correndo para a classe. De vez em quando, nas tarde quentes,mamãe passava na escola pra buscar mais cedo para irmos tomar banho na lagoa Nova,e quando eu chegava no carro aquela turma de irmãs e primas estava aguardando ansiosa, eu ia de uniforme mesmo, mal podíamos esperar  para nos refrescarmos nas águas da bela lagoa.
Nesse ano  o meu irmão nasceu. Estava eu no recreio quando os meus vizinhos , irmãos da Katinha, vieram me avisar que mamãe tinha chegado da maternidade eu fui então pedir a professora para ir embora, e ela deixou.  Fui para casa correndo com eles para ver o meu irmão em casa pela primeira vez.
Chegado o fim do ano todos graduados no jardim de infância, estávamos prontos para ir ao pré-primário. Era apenas o começo de uma longa caminhada escolar. O Menino Jesus fechou. Não sei se foi logo que eu sai de lá ou mais tarde. Só sei que me lembro de passar em frente quando ia brincar na pracinha e ver o meu querido jardim de infância esquecido, abandonado e perdido no tempo. Na sequência, aquele que um dia fez parte da minha história e de onde trago tantas boas lembranças,foi demolido e no seu lugar foram construídos módulos que ficaram abandonados por muito tempo, levaram embora o jardim de infância e tomaram também o lugar da nossa pracinha dos bichos que entrou em decadência. Mais tarde esses módulos foram transformados no Fórum de Linhares.






Nenhum comentário:

Postar um comentário