domingo, 24 de janeiro de 2016

A Vitrola

Nos idos anos 60 os móveis eram bastante engenhosos. Lá em casa tinha um desses móveis, de certa forma até grande, parecia uma cômoda no tamanho.  Então abria-se uma porta de um lado ficava o rádio e do outro puxava-se uma gaveta aonde colocávamos o disco para tocar, o nome dessa engenhoca era Vitrola ou Eletrola.


Esta é uma vitrola, porém não é igual ao modelo que tínhamos.  Só para dar uma idéia

Era essa vitrola que trazia alegria lá para casa pois alí escutávamos músicas e  estorinhas.
Papai adorava música, ele tinha uma coleção que foi juntando ao longo da sua juventude então nós tinhamos uma seleção variada desde os anos 50 aos 70.  Os grandes sucessos da época,  os que eu cito aqui não chegam nem aos pés do que realmente a gente tinha guardado lá em casa:  Bill Halley e seus Cometas,   Iê iê iê, A Jovem Guarda, Beatles, Elvis,Tim Maia, a Banda do Canecão e muitos outros. Adorávamos e ouvíamos de tudo. Mas como criança o que nos atraia a atenção eram os discos infantis, um dos nosso favoritos era o Topo Gigio com suas canções: Meu limão meu limoeiro, Cai cai balao , Chove chuva e outras. Os discos de estórias da Coleção Disquinho faziam muito sucesso lá em casa também. Esta coleção disquinho eram pequenos discos coloridos que contavam as estorinhas favoritas da criançada poderiam ser cantadas ou apenas contadas mas sempre tinha uma música tema, nós tínhamos: O macaco e velha , favorito da minha irmã Jacqueline, A festa no céu,  que eu adorava, a Estória da Baratinha, era a favorita da minha mãe para nos contar na hora de dormir. Mas, lá na casa das minhas primas tinham muitos outros : Úrsula e o vento, A formiguinha e a neve, A formiga e a cigarra, Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, O patinho feio, A menina dos fósforos. Eu adorava quando ia para Vila Velha pois meu primo Johnson tinha outras estórias , Alice no país das maravilhas, A moura torta e outras. Passávamos o nosso tempo ouvindo as estorinhas olhando para a capa, trabalhando a nossa imaginação. Era muito divertido.
Coleção Disquinho e Disco do Topo Gigio faziam a alegria  do nosso mundo infantil 

Entre os discos de papai tinha uma música também que fazia sucesso lá em casa , o nome da música era Moço, cantada por Marisinha.
Alguns anos se passaram e a vitrola se  quebrou.  Sem conserto e já fora de moda foi relegada a um canto da casa como um móvel sem utilidade. Como não vivíamos sem música papai logo providenciou um novo aparelho de som para trazer  a alegria  da música de novo, era um toca-discos e um toca-fitas.

Ouça aqui a canção Moço,  por Marisinha

2 comentários:

  1. Amei amiga!!! Que memoria boa vc tem, tao rica em detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleuzinha. De vez em quando eu lembro de alguma coisa boa aí sai uma estória. Bom saber que você gosta.

      Excluir